top of page
  • Foto do escritorIver Frota

Como mergulhar no Oceano Azul: o mercado da vantagem competitiva


vantagem competitiva tubarões
vantagem competitiva

Antes de colocar o seu negócio você deve ler este artigo. Trata-se de vantagem competitiva.


Os professores Chan Kim e Renée Mauborgne na obra A estratégia do Oceano Azul pesquisaram as mais diversas empresas.


Eles constataram que as empresas melhores preparadas são aquelas que possuem vantagens competitivas em relação às demais do mesmo setor.


As empresas que navegam em Oceano Azul são aquelas que encontram concorrência mínima ou nenhuma, onde os clientes são potenciais em abundância e a margem de lucro elevada.


Por outro lado, a empresa que navega em Oceanos carregados de tubarões são aquelas onde a concorrência é brutal, margens de lucro baixas e despesas altas.


As empresas do varejo tende a sofrer forte concorrência, diminuição de preços, além dos elevados encargos.


Para chegar ao mercado Oceano Azul é preciso está atento ao que é ofertado - qualidade, preço, atendimento, imagem, rapidez e facilidade.


A estratégia consiste em observar que qualidade do setor em que a sua empresa está inserida deve ser elevada, que qualidade nunca oferecida pelo setor deve ser criada, que qualidade bem abaixo do padrão do setor deve ser reduzida e que qualidade indispensável pelo setor deve ser eliminada.

Agora é sua vez de responder se a sua ideia de negócio está no mercado de abundância ou se ainda consiste fortemente de características do mercado tradicional.


Aristóteles ensina que a boa medida está no meio termo. O negócio que você escolheu pode está situado no mercado tradicional, mas não significa ausência de inovação.


Cabe a mente empreendedora focar nas características acima, fortalecer o negócio com novas ideias, conservar o que estar dando certo e melhorar o que precisa.


Você saberá que está no rumo certo quando perceber que sua empresa tem posição competitiva diferenciada, ou seja, tem estabilidade para crescer ao longo prazo com acompanhamento do crescimento da margem de lucro.

Filosofia dos Negócios, o encontro da filosofia com o mundo dos negócios. Explore o nosso site, acesse o link abaixo.



Comments


bottom of page