top of page
  • Foto do escritorIver Frota

O primeiro conselho de Maquiavel


executivo no escritório do prédio de vidro vendo o céu
conselhos e ensinamentos

Maquiavel, em sua obra O príncipe, escreve conselhos de como o governante deve tomar o poder e nele permanecer. Ele ensina vários estratagemas de conquista e consolidação do poder.


O primeiro conselho ao príncipe trata-se de seguir os passos daqueles que realizaram grandes proezas, que estiveram à frente das batalhas, percorreram períodos difíceis, atravessaram tormentas, devendo acolher e extrair o que há de melhor.


Seguir os grandes significa estar a par dos seus conselhos e ensinamentos, ouvir suas histórias de vida e como chegaram às conquistas, com que personalidade venceram os medos e as incertezas.


Percorrer as trilhas dos grandes não significa chegar onde eles chegaram, mas possibilitar proveitos de grandes ensinamentos, “isto para que, não sendo possível chegar à virtude destes, pelo menos daí venha a auferir algum proveito”.

A admiração de Maquiavel é por aqueles que demonstram habilidades em conquistar e conservar o poder, e de seguir os exemplos dos grandes líderes. O autor aconselha a observar os caminhos traçados por aqueles que lograram hesito servindo de exemplo.


Conheça todos os conselhos de Maquiavel no Livro Filosofia dos Negócios, a primeira obra de filosofia voltada ao mundo dos negócios.



Comments


bottom of page