top of page
  • Foto do escritorIver Frota

Como compartilhar da existência


crianças brincando de carrinho
existência compartilhada

Martin Heidegger é o filósofo que soube como nenhum outro descrever a essência da existência humana, em que o ser verdadeiramente se manifesta.


A longa jornada do pensamento do filósofo Martin Heidegger traz conceitos importantes à compreensão do sentido da existência humana. Nesse artigo, abordo um de seus principais conceitos: o ser-com-os-outros, ou, simplesmente, ser-com.


A concepção do outro em Heidegger é fundamental enquanto constituição da presença no mundo. Estamos no mundo com o outro. Não podemos pensar no ser-em-um-mundo sozinho, nem tão pouco descartar o outro como parte da nossa constituição.


Somos presença com o outro. A minha presença encontra o outro e este me encontra enquanto presença no mundo.


O outro caminha comigo numa vida comum. Estou em um mundo sem estar sozinho. “O esclarecimento do ser-no-mundo mostrou que, de início, um mero sujeito não ‘é’ e nunca é dado sem mundo. Da mesma maneira, também, de início, não é dado um eu isolado sem os outros.”

O ser-com se constitui com o outro em um mundo compartilhado. Estou no mundo participando da experiência de vida. O mundo da presença se revela na partilha.


O outro ganha a dimensão de estar junto a mim, compartilhando da mesma existência.


Na convivência das relações múltiplas descobrimos o outro em sua intimidade e real situação de existência. Compartilhamos com ele o nosso mundo. Ele descobre que não está só em sua presença cotidiana. Isso tudo nos faz mais próximos. Descobrimos caminhos solidários. Já não acreditamos na possibilidade de trilhar nossa existência fechados em si.


Percorrer a existência não é nada fácil. Não se pode percorrê-la sozinho. É possível encontrar-se consigo mais tarde perguntando o que fazer sem o outro! Heidegger nos chama a assumir a jornada existencial de forma plena.


Você quer saber tudo sobre a grande travessia existencial em Heidegger? Faço o convite para ler o livro Filosofia dos Negócios, o mais completo guia para quem faz da vida o maior dos empreendimentos.


Comments


bottom of page