top of page
  • Foto do escritorIver Frota

Aprenda a disseminar o poder


dois jovens de nacionalidade diferentes sorrindo
o poder descentralizado

Michel Foucault nos ajuda a pensar as relações de poder.


Entendimento que nos possibilita entender como funciona o poder – relações de forças determinantes no processo decisório levando a posições privilegiadas.


O poder torna-se centralizador quando o mínimo de forças atuantes se beneficia das decisões.


Vimos o poder centralizador marcado fortemente nos tempos caracterizados pela Revolução Cultural. O poder nas mãos de poucos, centralizado nos detentores da indústria do entretenimento. As massas podiam ser manipuladas de acordo com os interesses da elite dominante.


O contrário do poder centralizador são forças separadas que se encontram fora do eixo central.

A revolução tecnológica facilitou a disseminação das ideias liberais. A ge­ração que aprendeu a consumir produtos industrializados, também aprendeu a consumir conteúdos rele­vantes e conhecimentos sobre os seus direitos e deveres.


Observa-se o deslocamento do poder através da formação de micropoderes, pequenos poderes latentes e separados com caracte­rísticas próximas. A informação, antes centralizada nas mãos de poucos, começa a circular em maior número.


Indivíduos vivendo à margem do processo decisório começam a se orga­nizar por maior participação. Minorias que não se sentiam representadas passam a fazer parte das decisões.

O poder deixa de ser centralizado nas mãos de pequenos grupos e passa a ser disseminante. O poder está mãos de todos.


Conheça a Filosofia dos Negócios. Visite a nossa página principal.



Comments


bottom of page