
Adorno é o filósofo atento à Revolução Cultural ocorrida nos meados da metade do século XX.
Durante o exílio nos EUA, o mesmo percebeu mudanças comportamentais profundas. A indústria do cinema, da música e da arte visual estava a todo o vapor, trazendo novos conceitos e formas diferentes de ver o mundo.
Ao contrário da Europa, onde os costumes ainda eram bem familiares e de bom comportamento.
Em Adorno, é possível entender o poder da Indústria Cultural influenciando comportamentos.
A primeira característica que podemos apontar da cultura contemporânea trata-se da produção em massa.
O termo produção em massa faz referência à produção em escala de produtos padronizados. O termo surgiu no início do século XX com as linhas de montagens automobilísticas desenvolvidas por Henry Ford.
As indústrias montadoras se caracterizavam por produção em série, baixo custo e divisão do trabalho. A produção embalava o produto único e este era distribuído ao público amplo de consumidor. O que era produzido em grande quantidade, também era consumido em mesma proporção.
A indústria cultural se assemelha ao modo de produção em massa; caracterizada como produção artística em grande quantidade, voltada ao público em geral, disseminada nos meios de comunicação, com o interesse de entretenimento e lucro.
O rádio foi o primeiro grande meio difusor, a televisão potencializou a divulgação. O consumidor podia ter em sua casa o mesmo produto consumido em outra região. Para isso, era realizada toda uma instrumentalização de sedução, a fim de que houvesse total afinidade com o produto. Consumir passa a ser a regra.
Toda uma cadeia de produção se levanta para satisfazer as necessidades dos indivíduos ávidos por novas emoções.
A produção acelerada e a demanda cada vez mais crescente passam a substituir hábitos e culturas locais. Um verdadeiro trator diante das manifestações tradicionais típicas de cada região.
O que a Europa buscou conservar das suas tradições, a indústria cultural norte-americana fez o contrário, produziu uma nova cultura voltada à produção e consumo.
Conheça a Filosofia dos Negócios, a linha de pesquisa de filosofia voltado ao mundo dos negócios.
Saiba mais acessando o link abaixo:
Commenti