top of page
  • Foto do escritorIver Frota

Os conselhos de Maquiavel: conquistar e permanecer

flecha no alvo
conquistar e permanecer

Maquiavel, em sua obra O príncipe, escreve conselhos de como chegar ao poder e nele permanecer.


Os seus conselhos nos ajudam a pensar e a se posicionar frente aos desafios. Eles mostram o caráter estratégico para desenvolver a missão de conquista e permanência.


O filósofo Maquiavel nasceu numa região marcada por conflitos entre províncias na Península Itálica. A sua obra fora oferecida à rica família dos Médici da província de Florença. Numa época de constantes combates por territórios, a obra se constitui como manual de preparação para a batalha.


Os conselhos trazem ensinamentos de como o príncipe deve enfrentar as adversidades.


O príncipe deve fazer de tudo para alcançar o seu intento, ter cuidado para que as vitórias sejam seguras e eternas, tomar e permanecer no poder, conquistar o povo, posteriormente, fazer o seu sucessor.

Chegar ao objetivo é o primeiro passo, mas isto não garante a sua sustentação. Ao chegar lá, o que fazer? Essa é a questão primordial, ou seja, saber o que fazer para permanecer.


A permanência são os momentos posteriores inacabáveis. Quanto maior a conquista maior o esforço e tempo de dedicação.


Os conselhos de Maquiavel nos ensinam como conquistar e permanecer no poder. O livro Filosofia dos negócios trazem os conselhos de Maquiavel indispensáveis aqueles que fazem da vida um empreendimento.


Kommentarer


bottom of page