top of page
  • Foto do escritorIver Frota

O terceiro conselho de Maquiavel: construa a sua imagem


homem com criança nos braços
construção da imagem

O terceiro conselho deixa claro a preocupação que o governante deve ter com a sua imagem. O desafio é criar a imagem aceitável ao grande público.

A imagem do soberano deve ser tratada com cuidado para que não venha ser objeto de desafeto.


A construção do nome faz-se necessária como aparato de sustentação para que o príncipe permaneça no poder.


O governante constrói o seu nome com ações comprometidas com o interesse do povo, sem deixar de usar medidas amargas quando assim necessitar.


O príncipe constrói personalidade forte quando ele se faz respeitado. Saber agir com punho firme de forma que não gaste todo o crédito de confiança depositado nele. Quando a multidão se revoltar, o governante terá que usar das armas para conter a efervescência.


Medidas duras contra o povo poderão enfraquecer o seu reinado. Nessa circunstância, a imagem do príncipe será prejudicada. Reverter o quadro será mais difícil.


O príncipe deve ter cuidado com os bajuladores. Esses não são dignos de fé. Ora, estarão aplaudindo e elogiando as suas ações, ora, se constituirão como verdadeiros devoradores.


Eles mudam de posição de acordo com a direção dos ventos, saem da base de apoio tão logo percebam que as vantagens não são compensatórias.

“O que chega ao principado com a ajuda dos grandes se mantém com mais dificuldade daquele que ascende ao posto com o apoio do povo, pois se encontra príncipe com muitos ao redor a lhe parecerem seus iguais e, por isso, não pode nem governar nem manobrar como entender.”

Do contrário, quando o governante justo é perseguido por dissidentes, a população toma em suas mãos a sua dor. O povo sabe o preço que é passar por injustiças, logo condena quem o persegue e fica ao lado do governante.


“Concluirei apenas que a um príncipe é necessário ter o povo como amigo, pois, de outro modo, não terá possibilidades na adversidade.”

Este e outros conselhos de Maquiavel você pode ver no livro Filosofia dos Negócios. Adquira já o seu e amplie a sua visão de mundo.


Comments


bottom of page