top of page
  • Foto do escritorIver Frota

A ética e a técnica, o que deve vir primeiro no espírito empreendedor


ética e técnica academia de judô
ética e técnica

No mundo dos negócios existe a pressa de colocar a técnica à frente da ética. Vou explicar melhor.


A técnica é o recurso que se utiliza para obter maior celeridade, rapidez, perfeição, economia e outros benefícios na realização de determinado trabalho.


Assim, por exemplo, encontramos oradores que nos ensinam técnicas para falar em público; outros mais ousados ensinam técnicas para prosperar financeiramente. Enfim, a técnica pode ser ensinada e repassada de forma simples e prática de acordo com o emissor.


Por sua vez, o espírito que move o indivíduo em seu caminho chama-se ética.


Quando o indivíduo sai para trabalhar podemos dizer que este exerce não uma técnica; mais sim, uma ética peculiar a todos os trabalhadores.


Eu não estou falando da ética no trabalho, aquela constituída entre os seus pares e a empresa; mas, da ética que impulsiona o indivíduo a cumprir os seus compromissos.


Veja, a ética deve ser firmada como alicerce, que nos coloca em posição firme, que nos faz persistente e querer sempre mais.


A ética é o modo como você encara a vida, como você segue nas adversidades. A técnica é um recurso, um instrumento. Quando precisar, que você saiba usá-la.

Ponha a ética à frente da técnica.

Filosofia dos negócios é a linha de pesquisa que uni a filosofia com o mundo dos negócios. Saiba mais acessando o link abaixo.




Comments


bottom of page